quarta-feira, 1 de outubro de 2008

GAINSBOURG É GAINSBOURG




Era uma vez, o poeta maldito e provocador, que se lembrou de gravar um álbum reggae, não fazendo a coisa por menos viajou até Kingston, "pegou" no duo Sly & Robbie, músicos de Peter Tosh, e no trio de coristas The I Threes" liderado por Rita Marley a viúva desse inesquecível Rastaman...


O tema " Aux Armes et caetera" do álbum com o mesmo nome não era menos que a "Marselhesa"... versão reggae...
Na altura um jornalista do Le Figaro, Michel Droit, chocado lançou a polémica escrevendo um artigo injustamente destrutivo acusando Gainsbourg de profanação e anti-semitismo, um tiro pela culatra que não abonou nada a favor de Droit, Gainsbourg ( que por acaso era judeu) não perdeu a oportunidade de um bom trocadilho, respondeu-lhe através da imprensa " ... On n'a pas le con d'être aussi Droit!"
Em 1980, em Strasbourg um batalhão de militares invadiu a sala onde se preparava para actuar irrompendo pelo público e provocando o caos, este entrou sozinho no palco, gritou " eu sou insubmisso, devolvi à Marselhesa o seu sentido inicial, eles vieram de Kingston, são músicos e estão lá dentro assustados com as ameaças de bomba nos hotéis e nada têm a ver com isto", e no meio da confusão incitando o público a acompanhá-lo entoou alguns versos do hino, de punho em riste, de repente todos os soldados estavam voltados para ele... em continência, deu-se assim uma enorme reviravolta testemunhada in loco pela imprensa...
A digressão foi um sucesso e o disco atingiu a platina em poucas semanas.
Li algures, sobre a conclusão desta polémica...

"A intenção do projecto provocador, conta menos que a vontade do ofendido ( Michel Droit) em querer passar por vítima pondo em causa a reputação de quem este queria que passasse por ofensor."
"... outros fizeram em França versões revisitadas da Marselhesa, em Inglaterra os Sex Pistols também o fizeram com o hino britânico, nenhum destes foi acusado de blasfémia ou desrespeito, logo o escândalo nasce da reputação de Gainsbourg. O carácter provocador da adaptação vem do facto de Gainbourg ser Gainsbourg... " ;)


Aux Armes, Et Caetera, - Serge Gainsbourg - (1979)

Sem comentários: